Mais formação e competitividade... por um hóquei melhor.

Mais formação e competitividade... por um hóquei melhor.
Desporto é Saúde, pratique hóquei.

sábado, 31 de outubro de 2009

Campeonato da Europa de Seniores Femininos - dia 31

Nesta última jornada, acabámos por averbar mais uma derrota, desta vez por 3 - 1 frente à Alemanha. A Espanha sagrou-se campeã da Europa ao vencer na última jornada a França por 3 - 0.

Campeonato da Europa de Seniores Femininos - dia 30

Portugal perdeu com a Espanha por 2 - 1. O resultado foi feito na 1ª parte.
Durante toda a segunda parte Portugal tentou chegar ao golo mas sem êxito e assim terá de lutar pelo 3º lugar com a Alemanha.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Assuntos Interessantes

(Patins do Rei D. Carlos)
História Geral do Hóquei em Patins e breve descrição da modalidade e seus vencedores.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hóquei_em_patins

Evolução do Hóquei em Patins em Portugal
http://www.aplisboa.com/index.php?option=content&task=view&id=47&Itemid=45

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Campeonato da Europa de Seniores Femininos - dia 29

Foto: FPP
Num jogo sem história, Portugal aplicou a maior goleada do Europeu até ao momento, no jogo de hoje, com a Inglaterra (13-1). Vânia Ribeiro, Neuza Pebre, Sofia Vicente e Cláudia Rego marcaram os golos de Portugal no primeiro tempo. Na segunda parte, os dez golos lusitanos foram distribuídos por Neuza Pebre (3), Cláudia Rego (3), Gisela Honório (2) e Vânia Ribeiro. O “tento de honra” inglês foi apontado por Beth Cook. Portugal defronta amanhã a Espanha, pelas 21:00h, hora local.

Campeonato da Europa de Seniores Femininos - dia 28

(Foto: FPP)
A selecção nacional feminina perdeu ontem com a congénere francesa, por 4-3. Ao intervalo, Portugal vencia por 3-2, mas no segundo tempo, a França conseguiu a reviravolta no marcador, acabando por garantir a vitória no encontro, nos últimos minutos.
Resultados
Terça-Feira, 27 de Outubro de 2009
INGLATERRA 0-7 ESPANHA, SUÍÇA 1-5 PORTUGAL, FRANÇA 4-2 ALEMANHA
Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2009
ESPANHA 3-1 SUÍÇA, ALEMANHA 6-0 INGLATERRA, PORTUGAL 3-4 FRANÇA

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Agenda da Semana

Jogos dos campeonatos distritais 2ª fase, para o fim-de-semana de 31 de Outubro e 1 de Novembro, das equipas do FC Alverca.

Sábado 31:
Alverca
15:00 - Infantis, FC Alverca - SC Torres 7 - 6
16:00 - Iniciados, FC Alverca - Parede FC 4 - 1
18:30 - Seniores Femininos, FC Alverca - GDR Lobinhos 3 - 5
Torres Vedras

18:00 - Escolares, SC Torres - FC Alverca B

Domingo 1:
Alenquer
11:15 - Escolares, S Alenquer - FC Alverca A 25 - 0
Paço Arcos
15:45 - Benjamins, CD PArcos B - FC Alverca
Oeiras
16:15 - Juvenis, AD Oeiras - FC Alverca A 3 - 1
Alverca
17:00 - Juvenis, FC Alverca B - ES Stuart Carv. 8 - 5

Torneio de Abertura de Seniores Femininos da AP Lisboa

(Foto: Duarte Diogo)
A duas jornadas do fim da fase regular, a UDC Nafarros segue como líder do Torneio de Abertura de Seniores Femininos, da Associação de Patinagem de Lisboa. No passado Sábado, o Nafarros foi vencer em Alverca por 2-5. A equipa da casa começou melhor, com Liliana Pitacho a inaugurar o marcador. No entanto, até ao intervalo, o Nafarros conseguiu empatar.Logo após o regresso dos balneários, o Nafarros passou para 1-4, em poucos minutos. Nos minutos finais, Joana Cruz reduziu para 2-4 e Tânia Freire “Pulga” estabeleceu o resultado final (2-5), ao apontar o seu quarto golo na partida!Esta partida marcou também a estreia de Filipe Dias, como treinador principal da equipa feminina do Nafarros. O jovem técnico, natural de Coruche e oriundo do Parede FC, irá ocupar o lugar que foi ocupado, durante três épocas, por “Tony” Gomes.
Lobinhos derrota Tojal no outro encontro da jornada, o Lobinhos não conseguiu repetir a vitória da primeira volta, perdendo na deslocação a Vale de Lobos, por 10-5, com 5-2 ao intervalo. Rita Paulo, autora de quatro golos, foi a jogadora que mais se destacou. Catarina Coelho “Bunny” (3), Inês Vieira “Beh” (2) e Joana Aguiar também estiveram de pontaria afinada. Para o Tojal, marcaram Ana Marques (2), Nádia Luísa (2) e Miriam Silva.
E a final-four é…A uma jornada do fim da fase regular do Torneio de Abertura, ainda não se sabe onde vai ser disputada a Final-Four da prova, na categoria de Seniores Femininos. Ao que se conseguiu apurar, a fase final da prova vai ser disputada no histórico Pavilhão da Juventude Salesiana, em Cascais, a 7 e 8 de Novembro. Esta informação não foi, contudo, oficializada ainda pela Associação de Patinagem de Lisboa.

Campeonato da Europa de Seniores Femininos - dia 27

Foto: FPP
Portugal começou bem este campeonato, com uma vitória sobre a Suiça por 5 - 1.
Neste primeiro jogo de Portugal no 10º Campeonato da Europa de Seniores Femininos, a selecção nacional não acusou o nervosismo habitual nos primeiros jogos, ganhando à Suíça por 5-1, com 4-1 ao intervalo. Portugal marcou dois golos nos dez primeiros minutos da partida, por Cláudia Rego e Neuza Pebre. Depois, Tanja Kammermann reduziu a desvantagem para 2-1. Cláudia Rego bisou ao fazer o 3-1 e Vânia Ribeiro o 4-1. Pelo meio, a Suíça falhou um livre directo e Portugal desperdiçou duas grandes penalidades. No segundo tempo, Neuza Pebre bisou, estabelecendo o resultado final.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sorteios e Jogos dos campeonatos Distritais das Equipas do FC Alverca

Já poderá consultar os calendários da 2ª fase dos Campeonatos Distritais 2009/2010, na rúbrica "Calendários e Resultados dos Campeonatos Distritais 2009/2010", ou no site da APL que tem esta informação mais detalhada.
Para todas as equipas desejamos bons jogos e muitas vitórias, principalmente desportivas.
Sejam felizes e tenham gosto por este desporto que dá pelo nome de "HOQUEI EM PATINS".

Campeonato da Europa de Seniores Femininos começa hoje em Saint-Omer

Espera-se muito equilíbrio nesta décima edição do Campeonato Europeu de Seniores Femininos. A prova vai ser disputada em Saint-Omer, na França. Numa prova onde, das seis concorrentes, há quatro equipas com potencial para lutar pelo título continental, é de se esperar muita emoção, a cada jornada. Assim, hoje já há um grande jogo em cartaz: frente-a-frente vão estar as selecções francesa e alemã, equipas que venceram, respectivamente, os Europeus de 2005 e de 2007. Além destas duas equipas, também a Espanha (actual campeã mundial em título) e Portugal (finalista do último mundial), entram em prova para ganhar a medalha de ouro. As jovens selecções da Suíça e da Inglaterra estão uns furos abaixo das restantes adversárias, mas já provaram que estão a evoluir e… a qualquer momento poderão causar surpresas.
Para saber mais detalhes sobre esta prova, consulte o site oficial do Europeu.Os jogos serão transmitidos em Directo, no site oficial da Federação Francesa de Patinagem.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Espanha organiza Mundial de Hoquei em Seniores Femininos

O Comité Internacional de Rink-Hockey (CIRH), já oficializou aquilo que se falava há algum tempo: a Espanha vai mesmo acolher o próximo Campeonato do Mundo de Seniores Femininos, em 2010. Ainda não se sabe qual é a data e o local exacto da prova mas, ao que o “Mundo do Hóquei” conseguiu apurar, este evento poderá ser realizado em Outubro de 2010. O local mais falado para sediar a prova é a capital espanhola, Madrid. De referir que, ao longo dos últimos meses, falou-se da hipótese de um país da América do Sul poder acolher a prova, mas nem Colômbia, nem Argentina, nem Brasil, avançaram com uma proposta concreta, pelo que Harro Strucksberg teve de “dar” o Mundial a Espanha… Depois de organizar dois Europeus Femininos, esta será a primeira vez que a Espanha, actual campeã do Mundo, irá organizar um Mundial Feminino.

sábado, 24 de outubro de 2009

Treino para a selecção de Detecção de Talentos

A APL, continua empenhada neste projecto de detecção de talentos, tentando descubrir novos atletas, desenvolvendo e dinamizando o hoquei, podemos consultar as novas convocatórias em:
http://www.aplisboa.com/

Jogo de Treino com o SLB

A equipa de Juvenis do FC Alverca, irá participar num jogo de treino com a respectiva equipa do SL Benfica, com vista à preparação para a segunda fase do campeonato distrital.
O jogo realiza-se no pavilhão do Alverca pelas 17:00 h.

MUDANÇA DA HORA

No próximo Domingo, 25 Outubro 2009, entra em vigor a Hora de Inverno. Às 2h00 da manhã, os relógios deverão passar para a 1:00 hora.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ficha de Controlo de Jogo

Como se têm levantado algumas dúvidas quanto ao preenchimento da "Ficha de Controlo de Jogo", nomeadamente quanto aos tempos de Power-Play e respectivos inicios e fins dos mesmos, os interessados deverão consultar o site OKNOVASREGRAS, para obter mais esclarecimentos consulte: http://oknovasregras.blogspot.com/2009/10/ficha-de-controlo-de-jogo.html

Agenda da Semana

Tendo em conta que as equipas que disputam escalões com campeonato Nacional não jogam este fim-de-semana, pois aguardam os sorteios para a fase seguinte, temos então os jogos dos Encontros Distritais bem como o Torneio de Abertura de Seniores Femininos, para o fim-de-semana de 24 e 25 de Outubro, das equipas do FCA.

Sábado 24:
Em Alverca
18:30 - Seniores Femininos, FC Alverca - UDC Nafarros 2 - 5

Domingo 25:
Em Alverca:
9:30 - Benjamins, FC Alverca - AJ Salesiana
10:30 - Escolares, FC Alverca A - Sporting CP B 0 - 4
11:30 - Escolares, FC Alverca B - AC Tojal 9 - 4

Torneio de Abertura de Seniores Femininos da AP Lisboa

A equipa do Lobinhos até começou melhor, mas no final, foi o Nafaros que somou os três pontos.
Foi mais um derby muito equilibrado, assim se pode dizer da partida disputada no passado Sábado, entre Nafarros e Lobinhos (2-1). A equipa da casa teve muitas oportunidades para marcar, mas a boa exibição da guardiã do Lobinhos impediu o Nafarros de chegar ao golo, na primeira parte. O único golo deste primeiro tempo foi conseguido por Inês Vieira “Béh”, que marcou de penalty. No segundo tempo, o Nafarros continuou a pressionar, tendo sido mais eficaz. O caudal ofensivo do Nafarros traduziu-se na reviravolta no marcador, graças aos golos de Sandra Silva e Tânia Freire “Pulga”.
O FC Alverca volta ao terceiro posto, vencendo a outra partida da 4ª jornada, na sua deslocoção ao Tojal, por 2-0. A equipa da casa pressionou bastante, mas não conseguiu ser eficaz. O Alverca ganhou, com os golos de Tânia Pinto (0-1) e a um auto-golo (0-2).

domingo, 18 de outubro de 2009

Projecto "Detecção de Talentos"

Iniciou-se hoje, 18 de Novembro de 2009, um dos mais ambiciosos projectos desta Associação.
Um projecto que vem alterar e reorganizar o processo de visionamento e prospecção de jovens talentos no Distrito de Lisboa.
Este projecto permite ter uma maior envolvência e participação de técnicos, dirigentes e outros agentes desportivos.
Permite uma observação com elevada regularidade, e que os atletas tenham uma maior e melhor formação.
Será aplicado para os atletas masculinos e femininos.
Permite criar 4 selecções zonais masculinas e 4 femininas (Zona Cascais, Centro, Oeste e Sintra).
Para mais informações do projecto e respectivas convocatórias, consulte o site da AP Lisboa em: http://www.aplisboa.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1167&Itemid=68

Portugal continua a perparação para o Europeu Feminino

Selecção mais unida.
A capitã da selecção nacional feminina, Cláudia Rego, tem um discurso optimista, próprio de quem lidera um grupo ambicioso, sedento de provar o seu valor. Falta uma semana para o Europeu de Saint-Omer!
Cláudia Rego está no seu terceiro ano como capitã da selecção nacional feminina. Vai para o seu segundo europeu nesta categoria e, por isso, é a pessoa mais indicada para comentar o actual momento da selecção nacional: até porque vai ostentar a braçadeira de capitã!Falta uma semana para o arranque do Campeonato da Europa de Seniores Femininos. O grupo é composto por jogadoras que se conhecem bem: “temos um grande espírito de grupo, somos muito unidas tanto dentro como fora de campo. Temos muitas jogadoras que transitam do ano passado, e outras que temos de integrar na equipa”, explica.Apesar de a maior parte das jogadoras se conhecerem bem, a selecção nacional anda tem muito trabalho pela frente, nesta última semana de preparação. Cláudia Rego explica que “não podemos jogar de olhos fechados, porque só vamos ter três semanas de treino, enquanto a Alemanha, Espanha e França terão quase dois meses”, diz. E continua: “Estivemos muito tempo paradas, quase três meses, desde o fim da época passada. Tivemos de nos adaptar a este piso sintético, mas acho que neste segundo jogo de treino já houve evolução”. Questionámos a capitã sobre o facto de a maior parte das jogadoras transitar do ano anterior. Cláudia Rego relembra o que aconteceu no Mundial do Japão: “Depois do (Luís) Sénica, o Rafael Oliveira e o João Calado pegaram na equipa e estão a continuar esse trabalho”.As jogadoras tentam corresponder, com resultados: “o segundo lugar no Mundial foi muito bom. Ninguém esperava nada de nós!”, lamenta. “Mas não podemos pensar mais no passado. Portugal agora é de novo, um alvo a abater, e as equipas adversárias têm agora de ter mais respeito por nós. Temos a responsabilidade de fazer um bom trabalho e de conseguir um bom resultado. Exigimos a nós mesmas um lugar no podium, e se chegarmos a uma final, logo tentaremos o título!”, avisa, confiante!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

JORGE LOPES NOMEADO DIRECTOR TÉCNICO NACIONAL

A Direcção da FPP nomeou o Prof. Jorge Lopes como Director Técnico Nacional.
Este técnico sagrou-se recentemente Bi-Campeão Europeu de Sub-17, Vice-Campeão do Mundo de Sub-20 e Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Seniores. O Prof. Jorge Lopes enquadra-se no perfil traçado por esta Direcção, para o desempenho das funções para que foi nomeado.
A identificação com o projecto delineado, o rigor, a capacidade de trabalho e conhecimentos técnicos são uma mais valia para o desenvolvimento das funções adstritas à Direcção Técnica Nacional, os resultados obtidos demonstram que o trabalho realizado tem todas as condições de continuar a conferir títulos e prestígio à patinagem nacional, e que o Prof. Jorge Lopes contribuirá para o seu desenvolvimento e promoção.
O Prof. Jorge Lopes acumulará as funções de Director Técnico Nacional com a de Seleccionador Nacional de Sub-17.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Agenda da Semana

Jogos dos campeonatos distritais para o fim-de-semana de 16, 17 e 18 de Outubro, das equipas do FCA.

Sexta-feira 16:
Estoril
22:00 - Iniciados, AJ Salesiana - FC Alverca 0 - 3

Sábado 17:
Benfica
15:00 - Infantis, SL Benfica B - FC Alverca 7 - 4
Tojal
18:00 - Seniores Femininos, AC Tojal - FC Alverca 0 - 2

Domingo 18:
Torres Vedras
10:00 - Escolares, AE Física B - FC Alverca A
11:00 - Escolares, AE Física A - FC Alverca B
Nafarros
11:30 - Benjamins, UDC Nafarros - FC Alverca
15:00 - Juvenis, UDC Nafarros - FC Alverca B 5 - 6
Alverca
15:00 - Juvenis, FC Alverca A - AE Física

CAMPEONATO EUROPEU - SENIORES FEMININOS

A Selecção Nacional de Séniores Femininos de Hóquei em Patins, vai participar no Campeonato da Europa, que se disputa em Saint-Homer – França de 27 a 31 de Outubro de 2009.

Para saber mais, consulte o site oficial em: http://www.eurostomer2009.co.cc/

Torneio de Abertura de Seniores Femininos da AP Lisboa

O equilíbrio tem sido grande neste torneio de abertura. Depois de ganhar ao Lobinhos, o Tojal foi goleado em Nafarros. O Lobinhos sofreu, mas acabou por vencer o Alverca.

O Grupo Desportivo Recreativo “Os Lobinhos” depois da surpreendente derrota contra o Tojal, sentiu algumas dificuldades para vencer o Alverca: o resultado final de 3-2 mostra bem as dificuldades encontradas. Catarina Coelho “Bunny”, Inês Vieira “Beh” e “Ritinha” Paulo foram as autoras dos golos das de Vale de Lobos. Para o Alverca, marcaram Tânia Pinto e Joana Cruz. Na recta final da partida, após o 3-1, o Alverca não baixou os braços, pressionando as anfitriãs e tentando criar perigo no contra-ataque. Num jogo muito emotivo e aguerrido, mas muito disciplinado: foram apontadas poucas faltas de equipa: 7 para o Lobinhos e 4 para o Alverca.
Nafarros goleou o Atlético Clube do Tojal por 15-2, com 8-1 ao intervalo.
Nesta terceira jornada, Sónia Silva esteve particularmente inspirada, ao apontar 6 golos. Tânia Freire “Pulga” não quis ficar atrás, e também de destacou, ao somar um “hat-trick”. Rute Santos (2), Diana Conde (2), Sandra Silva (2) também facturaram, na tarde de Domingo. Nádia Luísa e Miriam Silva foram as autoras dos dois golos das visitantes.
Nafarros e Lobinhos lideram a prova, com seis pontos em três jogos. Alverca e Tojal seguem nos terceiro e quarto lugares, respectivamente, com três pontos cada.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Opiniões ás NOVAS REGRAS

Foram enviados vários convites a treinadores, jogadores, dirigentes e outras pessoas ligadas ao Hóquei em Patins, afim de se pronunciarem acerca das NOVAS REGRAS na nossa modalidade.
Essas respostas vão sendo colocadas em primeira mão na página http://oknovasregras.blogspot.com/ se os seus autores assim o entenderem e autorizarem.
Para se iniciar esse ciclo, tomo a liberdade de publicar a opinião de uma pessoa que está perfeitamente identificada, é jogador e que inicialmente era um dos que mais retitências colocava na introdução das Novas Regras.
(... O campeonato tanto a norte como a sul teve algumas surpresas, mas penso que vai acontecer ao longo de todo o campeonato. As novas regras estão a entranhar-se bem nas equipas, consegue-se assistir a um hoquei muito agradável, e eu que era um anti novas regras começo a sentir o efeito positivo e a ter que dar o braço a torcer. As arbitragens no geral parecem bastante positivas, mas atenção que ainda existem árbitros a cometer erros que estão a dar muita bandeira...não se esqueçam srs árbitros que a intenção é que vocês passem cada vez mais despercebidos e não que sejam os centros das atenções, contudo vejo árbitros bastante mais evoluidos do que nas últimas épocas e por isso os meus parabéns também para eles. Quanto ao hoquei praticado pelas equipas, passou a ser um jogo bonito de se ver, há espectáculo, há golos, há emoção e sinto que há mais respeito entre os jogadores. O hoquei já não transmite a imagem violenta que estava a denotar-te nas últimas épocas, penso que assim os pais vão querer incentivar os filhos a irem para o hoquei em vez de os proibirem a praticar esta tão bela modalidade...facemos desta modalidade uma modalidade de cavalheiros e não de arruaceiros!
Viva o Hóquei.

Juvenis B do F.C.Alverca - Passam à fase seguinte

A equipa de Juvenis B do F.C.A passou à 2ª fase do distrital, tendo uma jornada dupla este fim de semana, mais uma vez conseguiu demonstrar o seu real valor, vencendo os 2 jogos frente ao complicado Parede F.C por 4-1 (em Alverca) e por esclarecedores 9-1 (na Parede).

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Curso de Arbitragem da A.P. Lisboa

A Associação de Patinagem de Lisboa vai realizar um Curso de Árbitros de Hóquei em Patins com início previsto a 16 de Outubro de 2009.
Pode inscrever-se qualquer cidadão comunitário com idade entre os 18 e os 45 anos e com habilitações de escolaridade obrigatória.
As inscrições podem ser feitas em ficha própria, directamente nos Serviços Administrativos da A.P. Lisboa, sitos na Rua Possidónio da Silva, n.º 103 s/Loja Dta - 1350-246 Lisboa
Por Correio Electrónico: info@aplisboa.com ou por Fax: 21 393 17 19
Qualquer esclarecimento através do telefone: 213931710 ou no site da APL http://www.aplisboa.com/

Agenda da Semana

Jogos dos campeonatos distritais para o fim-de-semana de 10 e 11 de Outubro, das equipas do FCA.
Sábado 10:
Em Alverca
15:00 - Juvenis, FC Alverca B - Parede FC 4 - 1
No Estoril:
14:00 - Infantis, AJ Salesiana A - FC Alverca 4 - 5
Em Cascais:
16:00 - Juvenis, GDS Cascais - FC Alverca A 3 - 2

Domingo 11:
Em Alverca:
9:00 - Escolares, FC Alverca A - AJ Salesiana A 0 - 3
10:00 - Juvenis, FC Alverca A - HC Sintra 0 - 6
11:00 - Escolares, FC Alverca B - UDC Nafarros 6 - 3
No Tojal:
15:00 - Iniciados, Sporting CP - FC Alverca 8 - 2
Na Parede:
16:45 - Juvenis, Parede FC - FC A lverca B 1 - 9
Em Vale de Lobos:
19:00 - Seniores Femininos, GDR Lobinhos - FC Alverca 3 - 2

terça-feira, 6 de outubro de 2009

À cerca das NOVAS REGRAS - Entrevista com o Presidente do COP

O Presidente do COP diz que as novas regras podem ajudar a devolver os patins às lides olímpicas.Vicente Moura assistiu à final da Supertaça, que deu o primeiro título da época ao FC Porto. Mais do que o jogo, de que gostou, o presidente do Comité Olímpico Português (COP) quis averiguar como funcionavam as novas regras. Gostou e pensa que, em função das mesmas, a modalidade pode voltar a integrar o calendário olímpico. "O hóquei já teve oportunidade em 1992, nos Jogos de Barcelona, mas infelizmente não entrou e é difícil voltar. Mas, com a mudança de regras, acredito que no futuro possa entrar outra vez", confessa.Vicente Moura negou seja a influência americana, onde o hóquei patinado não é uma referência, a travar a reentrada da modalidade na maior prova do Mundo. "Não acho que tenha influência, pois nos Jogos há outras modalidades que também não são referência nos Estados Unidos." A questão terá, então, a ver com a violência que até aqui o hóquei às vezes apresentava. "Para ser modalidade olímpica, tem que ser jogada em vários continentes com uma certa frequência. Mas o mais importante é a violência ser nula. Isso foi um dos maiores entraves em 1992. Agora, penso que com as novas regras e a diminuição do nível de contacto físico, o hóquei ficou a ganhar", conclui.Quanto à entrada do hóquei nos próximos jogos da Lusofonia, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal acha que "para entrar nos jogos da Lusofonia, é preciso que seis países pratiquem hóquei." Mas, a vontade é "inserir mais modalidades."

Torneio de Abertura de Seniores Femininos

Vitória histórica do Tojal!
Pela primeira vez na história dos jogos entre Lobinhos e Tojal, a vitória sorriu… ao Tojal!
No passado Sábado, foi disputado um jogo relativo à segunda jornada do Torneio de Abertura de Seniores Femininos, Favoritas, as visitantes foram as primeiras a marcar: em poucos minutos, Catarina Coelho “Bunny” e Inês Vieira “Beh” colocaram o resultado em 0-3, “resultado” que se manteve até ao intervalo. No segundo tempo, os dois treinadores rodaram as guarda-redes e as respectivas equipas; o facto de estas partidas servirem, principalmente, para a adaptação às novas regras, pode ter contribuído para que o Tojal iniciasse, neste segundo tempo, a recuperação no marcador, ao mesmo tempo que as visitantes iam consentindo erros pouco habituais na equipa. A jovem Filipa Antunes assumiu grande destaque, mantendo a sua baliza inviolável. Catarina Oliveira (2) e Carina Carvalho foram as autoras dos golos que valeram o empate (3-3), já na recta final da partida. No último minuto de jogo, deu-se a reviravolta no marcador, com Ana Marques a fazer o 4-3 final, marcando um golo à sua antiga equipa. Esta foi a primeira vitória de sempre do AC Tojal sobre o GDR Lobinhos, em jogos do escalão de seniores femininos.
Nafarros vence Alverca.
No outro encontro da segunda jornada, o UDC Nafarros recebeu e venceu o FC Alverca, por 8-2. Ao intervalo, as sintrenses já venciam por 4-1. Sónia Silva esteve em grande destaque, ao apontar cinco golos! Os restantes golos do Nafarros foram distribuídos por Sandra Silva, Tânia Freire “Pulga” e Diana Conde. Os dois golos do Alverca foram da autoria de Tânia Pinto.

domingo, 4 de outubro de 2009

Campeonato do mundo Sub 20 - Final


Portugal - Espanha (Mundial de Sub-20)

Ainda não desta vez que Portugal voltou a conquistar o título mundial, uma vez que a Espanha venceu ontem a final deste campeonato por 5-3 (1-0 ao intervalo). A Espanha foi a equipa que na 1ª parte controlou melhor a partida e dispôs das mais claras ocasiões de golo, perante uma equipa portuguesa que não conseguia assumir o controle da partida, mas só acabaria por se adiantar no marcador no derradeiro minuto do primeiro tempo.
Na etapa derradeira, o muito publico que esteve presente no PalaBassano assistiu a um jogo electrizante, com Portugal a entrar disposto a mudar o rumo dos acontecimento. Foi no entanto a selecção espanhola a aumentar a vantagem, sendo que pouco depois, Portugal reduziria através de Diogo Fernandes, aos 3 minutos. Foi sol de pouca dura já que na conversão duma grande penalidade os espanhóis repõem a diferença de dois golos. A nossa equipa não baixou os braços e na sua melhor fase do jogo, consegue alcançar a igualdade, primeiro a reduzir por Ruben Pereira a desviar à boca da baliza um remate de João Rodrigues e o nosso capitão a igualar o resultado ao minuto 15. Mas no minuto seguinte , a formação espanhola num rápido contra-ataque volta a liderar o marcador. Portugal, com alguma infelicidade não consegue empatar, enviando duas bolas aos ferros da baliza adversária no espaço de apenas 10 segundos. Seria no entanto a Espanha a confirmar a vitória nesta final, na conversão dum livre directo e a renovar o título de campeões do mundo nesta categoria.
Parabéns aos vencedores mas também à nossa equipa que efectuou uma boa prova.
O Prof. Jorge Lopes fez alinhar nesta final: Filipe Miranda (GR); José Pedro; Henrique Magalhães; João Rodrigues (1); Rafael Costa; Diogo Fernandes (1); Ruben Pereira (1); Paulo Passos; Luis Querido e Leonardo Pais (GR).

Viva Portugal e quem o representa...

sábado, 3 de outubro de 2009

CAMPEONATO DO MUNDO SUB 20 - Dia 2 de Outubro

Este encontro com a Itália foi mais difícil, pois só vencemos por 2 -1, mas já estamos na final e ajora é só acreditar que podemos ser campeões do MUNDO.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CAMPEONATO DO MUNDO SUB 20, dia 1 de Outubro

Já estamos nas meias - finais, desta vez com uma vitória de 7 - 2 perante a Alemanha.
Hoje dia 2, pelas 20:00 h, defrontamos a Itália.
Força Rapazes.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tema do Momento - As Novas Regras e seus aspectos

Entrevista de Paulo Batista dada ao blogue - Treinadores de Hóquei em Patins.
(Vale a pena lêr e reflectir).
http://treinadoreshp.blogspot.com/2009/09/entrevista-paulo-batista-novas-regras-h.html

Opiniões sobre as NOVAS REGRAS

POR HUGO GAIDÃO:
O OUTRO LADO DAS NOVAS REGRAS
Poderá ver toda a entevista a seguir:
http://cumhoquei.com/2009-10/act_nacional/opinioes_e_artigos_sobre_regras.htm

Sobre as NOVAS REGRAS

Real Federación Española Patinaje
As novas regras de Hóquei em Patins foram um sucesso na primeira jornada da OK Liga.
Na OK Liga registaram-se mais 20% de golos que no início da temporada passada apesar de se ter disputado um jogo a menos.
As novas regras de jogo do Hóquei em Patins estrearam-se na liga mais poderosa do mundo, a OK Liga, e os seus efeitos não tardaram a fazer-se notar. A prova mais evidente da revolução que representam para o desporto foi o aumento mais que significativo dos golos por jogo. Na primeira jornada da temporada 2008-2009 registaram-se no total 44 golos, enquanto que no passado fim de semana, apesar de não se ter disputado o Cerceda–Noia Freixenet, marcaram-se 53 golos, um aumento de 20,45% no total de golos mesmo com um jogo por realizar-se. Em média, representa um aumento de praticamente dois golos por jogo.
Outra alteração significativa que se observou numa só jornada é o número de faltas por jogo. Um estudo realizado por Joaquim Pauls y João Alberto Valente dos Santos para a "Associación Española de Entrenadores de Hockey sobre Patines" (AEEHP) destacava que a média de faltas com as regras antigas rondava as 50 por encontro e nesta primeira jornada, o número de faltas por jogo foi de 26, una redução de praticamente 50%. Mas, apesar desta redução no número total, o número de penaltis y livres directos parece ter aumentado e, sem ter dados para se fazer qualquer tipo de comparação, parece evidente que os 5 livres directos e os quase 2 penaltis por jogo deste fim de semana superam os registos dos jogos com as antigas regras.
Como é evidente, estas novas Regras de Jogo têm ainda que passar por um período de desenvolvimento e a primeira jornada, sem deixar de ser significativa, não corresponderá, certamente, ao que acontecerá quando jogadores e técnicos se adaptarem a elas. As estratégias tanto ofensivas como defensivas sofreram una evolução com o passar do tempo, e tanto pode desembocar num aumento de jogo ofensivo como na sofisticação das tácticas defensivas. Mas, em qualquer dos casos, a curto e médio prazo, parece evidente que o hóquei ganha em golos, ocasiões e fluência no jogo, criatividade e habilidade, e perde em defesas aguerridas, circulações eternas, faltas irrelevantes e resultados escassos.

Documento da autoria da Real Federación Española Patinaje